Livros sobre o Consumismo

  • Meio Ambiente & Consumismo Escritor:Giacomini Filho, Gino / Senac São Paulo
  • O Vestígio e a Aura - Corpo e Consumismo na Moral do Espetáculo. Escritor:Costa, Jurandir Freire / GARAMOND

terça-feira, 27 de maio de 2008

A Origem do Consumismo

O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros. Além de conseqüências ruins ao consumista que são processos de alienação, exploração no trabalho, a multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro que é mais comum nas mulheres tomando uma proporção de quatro por um), o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.

INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBE OS CONSUMIDORES

A publicidade cerca-nos de todos os lados -na TV, nas ruas, nas revistas e jornais- e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode comprometer a saúde de milhões de pessoas. Não tem a menor importância se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores. Isso vale também para o refrigerante que descalcifica os ossos, corrói os dentes, engorda e cria dependência. Ao bebê-lo, um bando de jovens exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o elixir da suprema felicidade.

DIFERENÇA ENTRE CONSUMO E O CONSUMISMO
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido a propagandas na TV, devido a ser um produto de marca. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não rouba ou furta nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquiri-lo.





CONSUMO X CONSUMISMO
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido a propagandas na TV, devido a ser um produto de marca. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não rouba ou furta nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquiri-lo.
Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.

Você compraria uma calça barata de uma marca desconhecida, ou qualquer outro objeto de uma marca desconhecida?

O que impulsiona o ser humano a escolher um objeto pela sua marca?

O impulso vem da pressão das propagandas em excesso, o que faz com que o ser humano identifique a marca pela sua qualidade, o que nem sempre verdade. Nós identificamos os outros e julgamos a sua classe social pela sua roupa que deve ser de marca. Veja a reportagem:

O sentido da vida é aumentar o padrão de consumo


Shopping centers, objetos de marca, satisfação pessoal. O hiperconsumismo é a característica marcante do século XXI. Visto que em nossa sociedade a forma predominante de poder é o capitalismo, independente da classe social, sente-se necessidade de consumir como forma de afirmação social e garantia de auto-estima. Os países são vistos apenas como mercados consumidores e o nosso poder de compra garante a posição que ocupamos em sociedade.

leia mais: http://jota-i.blogspot.com/2007/03/ave-franklin-por-brunella-frana_18.html


O ato de Consumir

Surge nos últimos anos uma nova percepção política da importância de requalificar o ato de consumir e do indivíduo como consumidor, colocando esses conceitos de forma muito mais comprometida com a responsabilidade de cada um em relação ao mundo em que vivemos; e, deixando para trás, definitivamente, as distorções entre consumo e consumismo tão comuns no passado recente dentro de algumas correntes de pensamento e, geralmente, tema de domínio da propaganda e marketing. O consumista continuará existindo em toda a sua pequenez mas o consumidor, o indivíduo que necessita de inúmeros itens para a sua vivência ou sobrevivência, está descobrindo uma nova forma de poder, seja frente ao Estado (consumidor de impostos), seja em relação às empresas privadas, seja em qualquer esfera na qual busque respostas para suas demandas. leia mais no site http://www.abdl.org.br/article/view/820

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O que é o consumismo?

Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência. Muitos alegam que elas induzem ao cconsumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade contemporânea. A explicação da compulsão pelo consumo talvez possa se amparar em bases históricas. O mundo nunca mais foi o mesmo após a Revolução Industrial

Tornando-se famoso

Atenção galera!
Se você gosta de escrever e criticar a sociedade. Aqui está um lugar perfeito. Escreva um pequeno texto objetivo e mande para o nosso e-mail: consumidos.contato@gmail.com que iremos retornar, informando que o seu texto está publicado.

Equipe Grupo Consumidos